Análise da Construção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica no Brasil
18 de Maio de 2017
Este texto apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa que está sendo realizada sobre a Pnapo e teve como objetivo analisar o processo de construção dessa política e a concepção da primeira edição do Planapo 2013-2015, tendo como base as percepções dos representantes das diversas instituições do governo e da sociedade civil que participam da sua gestão.
Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos
08 de Março de 2017
A metodologia adotada para a construção do documento favoreceu a participação transversal de todos os níveis e instâncias do governo e da sociedade. O documento dividido em capítulos e seções, visando facilitar a compreensão do leitor, apresenta ações referenciadas pelas diretrizes correspondentes, gestores e envolvidos, prazos e recursos para a implementação da PNPMF, como também composição e atribuições do Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos responsável pelo monitoramento e avaliação do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
Sistemas agroflorestais sucessionais
22 de Fevereiro de 2017
Na concepção dos sistemas agroflorestais existem diferentes enfoques: desde aqueles que tratam basicamente de consórcios simples, cuja lógica é a mesma da monocultura, da competição e que se preconiza a combinação de algumas espécies para aproveitar melhor os fatores de produção, os insumos e a mão-de-obra, tendo uma espécie florestal como componente do sistema, em conjunto com espécies agrícolas; e outros, como os quintais biodiversos, mais complexos, que se fundamentam em outra filosofia, buscando os princípios na própria floresta (PENEIREIRO, 2014).
Sistema de gotejamento por gravidade para a irrigação de hortas
22 de Fevereiro de 2017
O agricultor deve ter cuidado para evitar o encharcamento do solo decorrente do excesso de aplicação de água. O sistema de irrigação permite, além do fornecimento de água, a aplicação de fertilizantes dissolvidos (fertirrigação) na própria água de irrigação permitindo uma melhor distribuição dos fertilizantes e reduzindo a necessidade de mão de obra. Na fertirrigação, para uma caixa de 500 litros ou mais, pode ser aplicado até 0,5 kg de ureia por fertirrigação.
Alternativas de insumos para manejo em sistemas agrícolas de base ecológica
22 de Fevereiro de 2017
Considerado o maior e mais dinâmico pólo de fruticultura irrigada do Brasil, o Pólo Petrolina, PE /Juazeiro, BA, localizado na Zona Semi-Árida do Nordeste brasileiro, no
Submédio São Francisco, é formado pelos municípios Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó, em Pernambuco; Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova e
Curaçá, na Bahia.Este importante pólo tem apresentado acelerado crescimento da produção agrícola, com aproximadamente 100.000 ha irrigados, entre projetos públicos e privados, de um potencial de cerca de 220.000 hectares.