Plano Nacional de Fortalecimento das Comunidades Extrativistas e Ribeirinhas–PLANAFE : 2017-2019
18 de Junho de 2018
Este documento apresenta o Plano Nacional de Fortalecimento das Comunidades Extrativistas e Ribeirinhas (Planafe) para o período 2017/2019, formulado a partir da contribuição de órgãos e instituições públicas do Governo Federal e do diálogo com representantes extrativistas indicados pela Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, atual Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT).
Estudo sobre Criação de Espaços de Coordenação e Articulação Estaduais de Comercialização - Volume 3
22 de Agosto de 2017
Este relatório contém proposta de criação de redes e instâncias de comercialização e abastecimento nos Estados do Acre, Amazonas, Amapá e Pará.
Estudo sobre Criação de Espaços de Coordenação e Articulação Estaduais de Comercialização - Volume 2
22 de Agosto de 2017
Este documento contém relatório técnico de identificação dos principais territórios rurais potenciais para criação de redes e instâncias territoriais de comercialização e abastecimento nos Estados do Acre, Amazonas, Amapá e Pará.
Estudo sobre Criação de Espaços de Coordenação e Articulação Estaduais de Comercialização - Volume 1
22 de Agosto de 2017
Este documento contém relatório técnico de diagnóstico e sistematização dos principais atores institucionais e sociais importantes para constituição e/ou consolidação de rede e instância estadual de comercialização e abastecimento nos estados do Acre, Amapá, Amazonas e Pará.
Planapo 2016 - 2019 - atualizações técnicas
02 de Agosto de 2017
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento - 147: Adubação Organomineral em Associação com Microrganismos Solubilizadores de Fósforo no Milheto
07 de Julho de 2017
Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da inoculação de microrganismos em adubos organominerais provenientes de resíduos agrícolas e rochas fosfatadas sobre o crescimento de milheto.
Relatório Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
20 de Maio de 2017
O Brasil figura entre os maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. Esta publicação traz um alerta a respeito do modelo de desenvolvimento agrícola que gera impactos sociais e ambientais de curto, médio e longo prazos, os quais são custeados por toda a população por meio de gastos públicos com recuperação de áreas contaminadas, prevenção, diagnóstico e tratamento de intoxicações agudas e crônicas, além de outras problemáticas. A exposição humana a agrotóxicos representa um problema de saúde pública.
Orientações técnicas para o monitoramento de agrotóxicos na água para consumo humano
02 de Maio de 2017
A exposição humana a agrotóxicos representa um problema de saúde pública, para o qual o setor saúde vem buscando definir e implementar ações voltadas para atenção integral à saúde das populações expostas a agrotóxicos. Assim, este documento tem vistas a orientar os técnicos das Secretarias de Saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios na elaboração e implantação do monitoramento de agrotóxicos na água para consumo humano.
Diretrizes nacionais para a vigilância em saúde de populações expostas a agrotóxicos
02 de Maio de 2017
Este documento visa fornecer subsídios para a efetivação e o avanço das ações integradas de prevenção, promoção, vigilância e atenção à saúde de populações expostas ou potencialmente expostas a agrotóxicos no Brasil.
Utilização de palhadas de adubos verdes em compostos orgânicos
22 de Fevereiro de 2017
A demanda por fertilizantes orgânicos no Brasil vem crescendo exponencialmente, principalmente nas regiões produtoras de hortaliças e que atendem a necessidade do segmento da produção orgânica.Assim também a agricultura praticada em pequenos estabelecimentos com características de produção familiar vem enfrentando os mesmos desafios. O cultivo de hortaliças no Estado do Piauí é feito, predominantemente,em pequenas propriedades, onde o trabalho manual é intenso, trazendo benefícios sociais expressivos pelas ocupações geradas e suas consequências. Em Parnaíba, Souza et al.