Nesta sessão você encontra materiais que apresentam práticas, conhecimentos, saberes ou técnicas que auxiliem na transição agroecológica e produção orgânica. São materiais com linguagem e layout que facilitam o aprendizado. Caso conheça ou tenha elaborado algum material neste sentido, e que tenha sido, de fato, validado por agricultores, envie para que possamos divulgá-lo.

Colabore Conosco!





Rotação de culturas em hotaliças

31 de Maio de 2017

Se o plantio das hortaliças não for planejado, podem ocorrer doenças graves como a esclerotinia, rizoctonia, bacterioses (ex. murchadeira) entre outras doenças.


Rotação de culturas com base na cultura do milho

31 de Maio de 2017

A cultura do milho é muito importante e apresenta muitas funções, sendo as principais: Alimentação animal; Alimentação humana; Aumento da matéria orgânica do solo. O milho necessita de um sistema de rotação de culturas, para que siga produzindo satisfatoriamente.


Plantas companheiras

31 de Maio de 2017

Existem plantas que quando cultivadas juntas ou próximas se ajudam e beneficiam umas às outras, possibilitando maior aproveitamento da área de cultivo, ação inibidora sobre insetos maléficos ou benéficos e algumas delas podem melhorar a qualidade do solo.


Rotação de culturas com base nas culturas do milho e do feijão para regiões de clima temperado

31 de Maio de 2017

Na agricultura familiar as culturas do milho e do feijão são a base da produção.


Plantas inimigas (antagônicas)

31 de Maio de 2017

Ao contrário das plantas companheiras, existem várias espécies e famílias de plantas que não se toleram. Elas apresentam problemas quando cultivadas próximas ou em sucessão. Veja aqui exemplos de plantas que não devem ser consorciadas com a cultura principal.


Consórcio de plantas

31 de Maio de 2017

O consórcio de plantas é caracterizado pelo cultivo de duas ou mais culturas em uma mesma área e ao mesmo tempo. Essa prática é extremamente importante para a produção de hortaliças, grãos, frutas e outras culturas, pois tem inúmeras vantagens econômicas e ambientais.


Consórcio de couve com coentro

31 de Maio de 2017

A couve (Brassica oleracea var. acephala), é uma planta muito atacada pelo pulgão da couve (Brevicoryne brassicae), assim como as demais plantas da família das Brássicas, como o repolho, o brócolis a couve-flor, etc.


Consórcio de milho, feijão e mandioca

31 de Maio de 2017

As culturas de milho, feijão e mandioca são de grande importância para agricultura familiar e desempenham um papel importante na alimentação. A mandioca é uma planta rica em amido, o feijão é rico em proteína e o milho é uma importante fonte de energia.


Consórcio de milho, feijão e abóbora ou moranga (MILPA)

31 de Maio de 2017

Este consórcio é muito antigo. Os primeiros a utilizá-lo foram os indígenas e muitos agricultores da América Central e do Brasil usavam e ainda usam este consórcio.


Cultivo do abacaxi em consórcios

31 de Maio de 2017

O abacaxi é uma cultura explorada por pequenos e médios agricultores e é uma das frutas mais apreciadas pela população brasileira. A cultura aceita vários consórcios, principalmente com culturas anuais de autoconsumo, como feijão, feijão de corda (caupi), mandioca, arroz, amendoim, entre outras.


Páginas