Caisan cria comitê para regularização sanitária de produtos da agricultura familiar

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - MDS
.
Brasília – A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), criou um comitê para debater soluções para a regularização sanitária de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
O objetivo é propor regras específicas para a inspeção de produtos de origem animal oriundos de pequenos produtores. Além disso, a Caisan também reinstituiu um outro comitê. Esse grupo vai articular e monitorar ações de combate à insegurança alimentar e nutricional em povos e comunidades tradicionais.
De acordo com a coordenadora-geral de monitoramento das ações de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Carmem Priscila Bocchi, a questão sanitária para os produtos de origem animal da agricultura familiar “vem gerando debates intensos pela dificuldade de compra e venda dos alimentos no âmbito de programas de compras públicas”.
“Temos recebido muitas demandas sobre essa dificuldade porque a atual regulamentação dificulta o acesso por parte dos pequenos produtores”, explicou.
Segundo ela, o objetivo da Caisan é articular soluções em busca de uma regulamentação específica. “Queremos construir estratégias para as agroindústrias familiares que possibilitem a habilitação sanitária e a inserção da produção nos mercados, principalmente por meio do Programa de Aquisição de Alimentos [PAA] ou das compras para o Programa Nacional de Alimentação Escolar”, ressaltou.
Ainda de acordo com ela, a proposta construída pelo comitê deve ser apresentada até o fim de 2018. Já o comitê voltado aos povos tradicionais – com foco em indígenas, quilombolas e extrativistas – terá encontros bimestrais para debater ações específicas.
O comitê foi criado originalmente em 2014 e, agora, foi reformulado para enfrentar novos desafios na área e monitorar ações realizadas em alinhamento com as metas propostas no segundo Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan 2016-2019).
“Com essa reformulação, queremos ter um olhar mais conjunto para as ações de segurança alimentar e nutricional voltadas às populações que, historicamente, apresentam situações graves de insegurança alimentar, desnutrição e vulnerabilidade”.
Saiba mais
A Caisan reúne representantes de 20 ministérios e secretarias especiais. A câmara é uma instância governamental responsável pela coordenação e pelo monitoramento intersetorial das políticas públicas, na esfera federal, relacionadas à segurança alimentar e nutricional, ao combate à fome, e à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa